ENEM 2025 - Estudo play
PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR
► CONDUÇÃO TÉRMICA - A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor. Isso também explica o motivo das panelas serem feitas de metal.
Condução de calor por uma barra metálica.
EXEMPLOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR
► Aquecimento de uma barra de metal
► Aquecimento de uma colher de metal pousada numa panela
► Aquecimento do cabo de metal de uma panela
► Aquecimento de uma xícara de chá ou café
► Aquecimento da roupa pelo ferro elétrico
► CONVECÇÃO TÉRMICA -
Para que ocorra a CONVECÇÃO também é necessária a existência de um meio de propagação, geralmente fluido (líquido ou gasoso). Esse processo de propagação de calor acontece devido ao surgimento de correntes de convecção nos fluidos. As correntes de convecção surgem pela diferença de densidade das partículas no fluido. Geralmente, partículas mais aquecidas são menos densas e tendem a subir, enquanto que partículas mais frias são mais densas e tendem a fazer o movimento contrário.
As moléculas mais quentes sobem, ficando mais próximas da superfície e as moléculas mais frias descem, aproximando-se do fogo.
Aquecimento de líquidos numa panela
Geladeira e congelador
Ar-condicionado
Correntes de ar atmosférico
EXEMPLOS DE PROPAGAÇÃO DE CALOR POR CONVECÇÃO
► Aquecimento de líquidos numa panela
► Geladeira e congelador
► Ar-condicionado
► Aquecedores
► Correntes de ar atmosférico
É devido à convecção que o congelador fica na parte de cima da geladeira. O ar mais próximo congelador é mais frio e, portanto, mais denso, assim ele tende a descer, resfriando o restante da geladeira. Por esse mesmo motivo, os aparelhos de ar-condicionado devem ser instalados em partes mais altas das paredes. Já os aquecedores devem ficar em regiões mais baixas, para que o ar aquecido e menos denso, suba e esquente o restante do ambiente.
O Sol aquece a Terra através dos raios infravermelhos.
Podemos nos aquecer nas proximidades de uma lareira, sem ter contato direto com o fogo, graças ao processo de condução do calor por irradiação.
► IRRADIAÇÃO TÉRMICA
Diferentemente da condução e da convecção, a radiação não precisa de meio para ocorrer, pois a energia térmica neste processo é transferida por ondas eletromagnéticas, que são capazes de propagar-se no vácuo. Essa transferência de calor ocorre através de ondas eletromagnéticas, preferencialmente de radiação infravermelha.
Energia solar
Placas solares
Assar alimentos no formo
Fogo das lareiras
Estufas das plantas
FUNCIONAMENTO DA GARRAFA TÉRMICA
► O vácuo entre as duas camadas tem o objetivo de evitar que ocorra a condução, pois esse processo de troca de calor necessita de um meio material para acontecer;
► As superfícies espelhadas das camadas internas evitam que aconteça troca de calor por irradiação térmica, pois elas “refletem” as ondas de calor novamente para que a temperatura seja mantida;
► A tampa feita por material isolante evita que haja contato entre o ar e o líquido no interior da garrafa, assim, não ocorre a convecção. Caso houvesse contato do ar com o líquido quente ou frio de dentro da garrafa, o movimento do ar faria com que ocorresse a convecção.